Pela Cidade: Giro Cultural

Imagem

Esse post era para ter saído no começo do ano, quando participei do Giro Cultural USP, mas o tempo passou, o post não saiu e eu fiquei esperando o momento de postar.

O GIRO CULTURAL USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo criado em junho de 2012 com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP. A iniciativa visa também proporcionar uma articulação entre ciência, cultura, artes e tecnologia, transformando a Universidade de São Paulo em um notório espaço de cultura, arte e conhecimento.
Disponível em: http://www.prceu.usp.br/programas/girocultural/sobregiro.php

Além dos roteiros para a comunidade uspiana, há aqueles que são abertos para o público em geral, pessoas como eu que não estudam na USP. O roteiro com a temática “A USP e a São Paulo Modernista”, o que participei, está com as inscrições abertas.

ruas

Recebi um e-mail na última semana com as informações de que há ainda vagas disponíveis para os dias 17/08, 24/08, 31/08, 14/09, 21/09 e 28/09. As inscrições são feitas gratuitamente pelo seguinte e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br . Além das inscrições serem gratuitas, todo o passeio é gratuito. No almoço, também são oferecidos lanches sem custo nenhum.

O passeio destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do modernismo na cidade. O acesso é gratuito e às saídas acontecem sempre aos sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô, parando antes, na volta, na estação Ana Rosa.
Vide e-mail.

Participar do Giro Cultural USP é uma maneira de conhecer um pouco do patrimônio histórico e cultural da USP que também são considerados como pontos turísticos da terra da garoa. O trajeto é percorrido por ônibus acompanhado com uma guia turística. É um tipo de passeio pouco comum no Brasil, mas bem difundido no exterior.

museu_ipiranga

Um dos pontos de parada é o Museu Paulista, popularmente chamado de Museu do Ipiranga. No dia que fui, nós não entramos no prédio, mas passeamos pelos jardins acompanhados pelos mediadores e guia turístico que nos ofereceram um olhar distinto sobre a implantação do modernismo na cidade.

mac

A última parada é o Museu de Arte Contemporânea da USP que fica no Parque Ibirapuera, diferente de como foi no Museu Paulista lá nós entramos para ver as exposições.  E por lá eu fiquei, me despedi de todo o pessoal do Giro e fui passear pelo Ibirapuera.

Abraços culturais, fbianquini.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Pela Cidade: Giro Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s